Ambiente

 

Água – para viver e para sobreviver

A Água é o mais forte indício da existência de vida, é o que procuramos noutros planetas para tentarmos perceber se poderá existir vida, é também o que procuramos quotidianamente para vivermos e sobrevivermos.

Felizmente Portugal é um país com abundância de água, em média, cada português consome cerca de 200 L de água por dia! Milhões de pessoas sobrevivem com menos de 20 L!!! Isto não significa obrigatoriamente que nós desperdiçamos água mas permite-nos perceber que contrariamente a muitas outras estatísticas, no caso particular da água, nós ocupamos um lugar confortável no ranking mundial.

Infelizmente a abundância de recursos hídricos tende a ser motivo de despreocupação relativamente à quantidade e forma de como consumimos a água… Nas nossas casas de banho desperdiçamos 10L de água potável enquanto esperamos que a água do banho fique quente, sempre que se descarregam os autoclismos são mais 10L! UPS! Já atingimos os 20L com que milhões de pessoas sobrevivem. A única diferença é que os 20 L que gastamos para viver são potáveis e os 20 L que milhões de pessoas utilizam para sobreviver não o são! O bem comum pode ser praticado em todos os gestos da nossa vida, Água é vida, preserve-a, para tal aqui vai uma ajudinha…

Algumas dicas práticas para o seu quotidiano:

- Aproveitar a água fria que corre antes do banho para evitar uma descarga na sanita ou para usar essa água para outros efeitos, como por ex.º: cozinhar, limpezas etc;

- Sempre que estiver com uma torneira aberta a lavar os dentes feche-a nos momentos em que não estiver a utilizá-la;

- Instalar autoclismos de descarga dupla. As pequenas descargas gastam apenas 3L e são o suficiente na maior parte das utilizações.

Manuel Fernando Ferreira

Dicas ambientais...

Da idade da pedra…para o papel…até ao digital!!!

08-07-2011 13:52
  Uma árvore permite produzir cerca de 200 resmas de papel de impressão. Até que cheguem às nossas impressoras, estas 100.000 folhas consomem 20.000 L de água. Isto significa que cada folha de papel consome o equivalente a um copo cheio de água. Felizmente a evolução das tecnologias de...