Amanhece, o que não é pouco!

04-03-2011 12:51

  

Amanhece, o que não é pouco!

 

Durante o apogeu da noite, a profunda (e por vezes tenebrosa) obscuridade, facilmente se pode apropriar dos últimos vestígios de coragem que remanesça nas alminhas menos experientes nas artes de caminhar na escuridão. Pode acontecer inclusivé que o medo seja tão intenso que até provoque a paralisação, impedindo qualquer tipo de iniciativa que conceba como resultado a saída desejada dessa desconfortável circunstância. Muitos de nós, de bom grado, trocaríamos “o nosso reino por um cavalo”, que nos tirasse desse tipo de situações…

 

Quem pode dizer que está isento de momentos de dúvidas? Quem é que está livre de buracos no seu caminho? Certamente ninguém. Um mestre de Yoga que tive costumava dizer: “Dificuldades e obstáculos fazem parte da vida e a vida é a arte de superá-los.” Que sábias são estas palavras! Claro que nem sempre é fácil enfrentar os obstáculos com um sorriso nos lábios. Ainda por cima, para quem não conta com educação emocional, provavelmente é um desafio perdido de antemão. O que podemos fazer nos momentos em que estamos “em baixo” e em que nos sentimos perdidos e quando tudo parece estar negro e sem saída possível? O primeiro e fundamental é ter a certeza absoluta de que esse momento passará. Da mesma forma que o dia luminoso segue à noite obscura, os períodos emocionalmente mais densos abrirão passo aos mais leves, é inevitável. A Natureza funciona assim, em ciclos. O segundo elemento para sairmos airosos dos períodos em que estamos em baixo é “segurar a barra” enquanto eles durarem. Por “segurar a barra” quero dizer permitir-se sentir o medo ou qualquer outra emoção que surja nesses períodos. Se você as nega, as reprime ou bloqueia, só lhes dá mais força para que se auto-perpetuem no tempo e, agindo assim, a saída ficará cada vez mais longe.

 

A certeza absoluta de que de manhã sairá o sol, dá-nos tremenda força para passar a noite a obscuras. Mesmo quando não o vemos, o sol sempre está. Que este seja o seu posicionamento nos momentos menos alegres da sua vida!

 

 

Com carinho,

 

Ernesto Tages

 

www.ernestotages.com