Torne a sua cozinha mais funcional

04-03-2011 12:14

  

Como organizar a sua cozinha:

A função da cozinha é a de preparar as refeições para nós próprios e para a nossa família, para tal, deve ser uma divisão arejada e bem iluminada.

Iluminação: Coloque sempre iluminação na área de trabalho, pode optar por colocar iluminação no tecto e por baixo dos armários (zona de trabalho).

Arrumação: Torne o ambiente o mais “clean” e harmonioso possível para que aprecie melhor esta divisão.

- Tire todas as coisas, utensílios, louças, etc, que façam parte da cozinha para fora;

- Limpe bem as paredes e os armários (por dentro e por fora);

- Livre-se de tudo o que já não utiliza, pois o espaço que ocupam esses elementos inertes pode estar a ser utilizado de forma mais construtiva.

- Cheque se os alimentos do armário despenseiro se encontram dentro da validade.

- De seguida, mande arranjar qualquer electrodoméstico ou utensílio que esteja avariado.

Organização:

- Para os elementos comestíveis, comece por criar um armário despenseiro na sua cozinha, nesse armário coloque apenas alimentos de despensa. Na prateleira de baixo desse armário pode colocar 2 cestos, um para batatas e outro para cebolas e alhos. 

- As especiarias, o azeite e o óleo devem arrumar-se o mais perto possível do fogão, ficando imediatamente acessíveis quando estamos a cozinhar.

- As panelas também devem ficar posicionadas junto ao fogão. As que só dá uso uma vez ao ano coloque num armário menos acessível, por exemplo nas prateleiras de cima.

- Coloque as louças e os copos que usa diariamente nas prateleiras mais acessíveis. As que não usa diariamente coloque-as nas superiores.

- Gavetas: Use a primeira gaveta para os talheres de porte pequeno e normal e a segunda para talheres de grande porte. A terceira e a quarta pode colocar panos de cozinha e toalhas de mesa. Finalmente a quinta reserve para colocar o rolo de papel de alumínio, película aderente, sacos para congelar alimentos etc. Se houver uma sexta aproveite para colocar as suas receitas!

- Os produtos de limpeza devem ficar em baixo da banca. Se tiver um móvel despenseiro alto com uma divisória específica para esfregonas, vassouras e o balde deve sempre mantê-los aí, pois estes não devem ficar à vista, se não dispuser deste móvel, arranje um lugar na sua despensa destinado a objectos altos.

Dica: Tenha sempre frases positivas na sua cozinha e/ou pensamentos positivos pois desta forma irá influenciar positivamente a sua refeição.